Acontece

Cine Doc Clube

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Guilherme do Prado Boaventura
25/09/2018 - 10:29 - atualizado em 07/11/2018 - 10:03

A Mostra de Cinema LGBT+ tem por objetivo pensar o cinema e o audiovisual como lugar da diversidade. Questionar e romper com todas as formas de preconceito, sobretudo aquelas que se voltam contra a comunidade LGBTI+, o que resulta na triste realidade na qual o Brasil se encontra como o país que lidera o ranking mundial de assassinatos contra travestis e transexuais, demonstra a real urgência e necessidade de se posicionar a favor da liberdade e dos direitos humanos. Diante desse cenário é importante refletir como o audiovisual pode contribuir no combate à homofobia e à transfobia, bem como promover valores baseados nos princípios de reconhecimento, visibilidade e igualdade.
Os longas ficcionais e documentários escolhidos para a mostra levam em conta as principais questões enfrentadas no cotidiano pela comunidade LGBTI+, gays e lésbicas, como a aceitação familiar, religião, violência e preconceito; filmes que trazem debates sobre o corpo e a transgenitalização, bem como a luta da comunidade pelo reconhecimento nos campos afetivo, político e cultural.

Curadoria: 

Vilmar Martins Júnior

É historiador e atualmente mestrando em Artes, trabalha com projetos no campo da história e audiovisual desde 2013, tendo realizado um curta e um média metragem documental. É programador do Cine Doc Clube na Universidade Federal de Uberlândia, onde também organiza mostras, oficinas e minicursos.

Debatedoras: Sofia Carneiro, Amanda Costa e Maria Antonella.

 

Maiores informações em: http://www.eventos.ufu.br/sisbi/semana-nacional-livro-biblioteca/2018/10