Serviço

Gerenciadores de Referência

Portal SISBI
24/11/2016 - 17:13 - atualizado em 24/04/2019 - 09:56
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico administrativo / Comunidade externa
Bibliotecas: 
Central Santa Mônica (MON) / Setorial Umuarama (UMU) / Setorial Educação Física (FIS) / Setorial Escola de Educação Básica (ESB) / Setorial Ituiutaba (PON) / Setorial Patos de Minas (PAT) / Setorial Monte Carmelo (MTC)

São softwares que permitem o armazenamento, gerenciamento e utilização de referências em trabalhos intelectuais nos diferentes estilos como ABNT, Vancouver, APA, ISO, IEEE e outros.  Possibilitam buscar as informações de determinada obra para citar enquanto se escreve, bem como para elaborar a listagem de referências no final do trabalho.Geralmente são compatíveis com várias bases de dados e navegadores de internet, alguns possuem versão para dispositivos móveis.

 

CITAVI

Software gerenciador de referências que projeta todo o processo do trabalho científico apoiando pesquisadores em cada etapa do processo. Apropriado para à iniciação da técnica de escrever trabalhos científicos oferecendo suporte para utilização. Protege contra plágios feitos por descuido.

Guia de inslação e configuração

 

EndNoteWeb

Software gerenciador de bibliografias integrado à Web of Science, desenvolvido pela Thomson Reuters e disponibilizado pelo Portal Capes.Facilita a redação de textos científicos com a importação de referências bibliográficas da Web, organizando-as em grupos de assuntos e inserindo-as no corpo do texto como citações.

Possibilita a edição das referências, formatando-as em diversos estilos como por exemplo: Vancouver, ABNT, ISO, bem como o compartilhamento.

A Thomson Reuters disponibiliza uma versão comercializada (EnNote) com mais opções de estilos bibliográficos e maior capacidade de armazenamento de referências e de arquivos.

Guia rápido da Thomson Reuters

 

Mendeley

Gerenciador gratuito de referências, auxilia na elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, possibilitando a organização das referências e das citações de acordo com as normas nacionais, como a ABNT, e internacionais.

Funciona como uma rede social na qual podem ser criados grupos de pesquisas para compartilhamento de informações e trabalhos e interação com seus pares. Funciona nos sistemas operacionais: windows, mac e linux. Possui versões para iPhone e iPad.

Orientações de instalação e utilização

 

Zotero

Software gerenciador de dados bibliográficos e materiais relacionados à pesquisa, produzido pelo Center for History and New Media (George Mason University) e extensão do navegador Mozilla Firefox.

Captura, armazena, organiza, gerencia e formata referências bibliográficas de páginas que inclui: autor, data, título, tags, endereço web e outras informações de forma automática, em diversos estilos.

Tem como principais características: a integração com navegadores, sincronização online, geração de citações em texto, rodapés e bibliografias, bem como a integração com os processadores de texto Microsoft Word, LibreOffice, OpenOffice.org Writer e NeoOffice.

Disponível para download em: https://www.zotero.org/

Tutorial Zotero Configurações
Tutorial Zotero Utilização

Serviços relacionados

Responsável