Serviço

Indicadores da produção científica

Apresenta informação sobre os indicadores bibliométricos de produtividade científica
Portal SISBI
20/12/2016 - 16:06 - atualizado em 28/05/2019 - 21:21
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico administrativo / Comunidade externa

 

Índice H

O índice h ou h-index (inglês) foi desenvolvido por J. E. Hirsch da Universidade da Califórnia, em 2005, como uma ferramenta para combinar quantidade e qualidade da produção acadêmica. É definido como o maior número “h” de artigos de um determinado pesquisador que tem, pelo menos o mesmo número “h” de citações cada um. Para alcançar um alto índice h é preciso que além de publicar muito, um grande número dos artigos publicados tenha individualmente um alto índice de citações. Por exemplo, um índice h igual a  40 significa que, de toda a produção científica de um pesquisador, 40 títulos possuam 40 ou mais citações. Esta medida desconsidera o valor assimétrico de artigos muito citados ou daqueles que ainda não foram citados. 

O índice h pode ser obtido através de consulta à  base de dados  à Web of Science ou Scopus disponíveis no Portal Capes, pesquisando-se pelo nome do autor de quem que se quer conhecer o índice e determinado o período que se quer avaliar. 

Nos resultados da pesquisa na Web of Science, clicar em “Criar relatório de citações” ou “Create Citation Report (inglês).” Na opção “Analisar resultados” ou “Results Analysis (inglês)” pode-se verificar as fontes em que os trabalhos foram publicados, datas, áreas de pesquisa entre outras informações. 

Nos resultados da pesquisa na Scopus clicar em 'View citation overwiew." Como na análise são considerados apenas os trabalhos das fontes indexadas na base, pode ocorrer diferença entre os índices obtidos na Web of Science e Scopus. 

 

Fator de Impacto

Criado por Eugene Garfield, fundador do Institute for Scientific Information (ISI), o Fator de Impacto (FI) é a média de citações dos artigos de um determinado periódico calculada a partir do número de citações de artigos deste título em determinado ano, publicados no biênio anterior, dividido pelo numero total de artigos publicados nele mesmo, neste biênio.  

Exemplo: para saber o fator de impacto do periódico X no ano de 2012 é necessário somar a quantidade de citações de seus artigos realizadas neste ano, das publicações de 2010 e 2011 e dividir pelo total de artigos publicados no periódico X nestes dois anos. Supondo, que 27 artigos deste periódico publicados no ano de 2010 tivessem 215 citações em 2012 e 35 artigos do ano de 2011 tivessem 247 citações em 2012, pode-se obter o fator de impacto deste título no ano de 2012 somando-se a quantidade de citações que o titulo recebeu neste ano, referente aos artigos de 2010 e 2011, que no caso resulta em 462 e dividir pelo número total de artigos publicados nestes dois anos que seria 62. 

Cálculo: 462 / 62 = 7,4516129 

O que significa que em média, cada artigo publicado no periódico X no período 2010/2011 foi citado 7, 451 vezes em 2012. 

A base de dados Journal Citation Report (JCR) da Editora Thomson Reuters disponível no Portal Capes fornece o Fator de Impacto dos periódicos indexados pela bases de dados Web of Scence, também disponível no Portal Capes. Pode-se pesquisar nas edições JCR Science Edition ou JCR Social Science Edition, determinando-se o ano do fator de impacto que se quer obter nas opções:        

  • grupo de periódicos por área do conhecimento, editor ou país de publicação;    
  • título especifico de periódico;    
  • todos os títulos indexados na base Web of Science.

 

Qualis (CAPES)

Aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis (Classificação dos veículos de divulgação da produção científica, por área do conhecimento pela CAPES*). A classificação está dividida em oito estratos apresentados em ordem decrescente de valor a saber:

  • A1, o mais elevado
  • A2 
  • B1
  • B2
  • B3
  • B4
  • B5
  • C, com peso zero.  

Disponibiliza:

  • a classificação dos periódicos por ISSN, título, classificação/área de avaliação e lista completa dos títulos;         
  • critérios QUALIS por área do conhecimento nos períodos 2007/2009 e 2010/2012;
  • e-mail dos coordenadores de comissões de áreas de avaliação. 

*Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 

Cf. http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam