Serviço

Normas de Documentação

Saiba mais sobre as normas da ABNT, APA e Vancouver.
Portal SISBI
24/11/2016 - 18:04 - atualizado em 27/10/2018 - 10:56
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico administrativo / Comunidade externa

Apresenta as normas de documentação para publicações científicas utilizadas na UFU, pelos cursos de graduação, programas de pós-graduação e pelos conselhos editorais das revistas.

 

ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, representante no Brasil das entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission); das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de  Normas Técnicas) e AMN (Associação Mercosul de Normalização).

É composta de entidades setoriais denominadas comitês brasileiros que são órgãos de coordenação, planejamento e execução das atividades de normalização técnica relacionadas com seu âmbito de atuação.

ABNT/CB-014 é o comitê responsável pela normalização no campo da informação e documentação cujo âmbito de atuação compreende as práticas relativas a bibliotecas, centro de documentação e informação, serviços de indexação, resumos, arquivos, ciência da informação e publicação. Veja as Normas em vigor.

A aquisição das normas de forma impressa ou digital é através de compra diretamente na ABNT.

As bibliotecas do SISBI disponibilizam várias normas de comitês diversos, somente de forma impressa, para consulta local. Consulte.

 

APA

O manual de Publicação da American Psychological  Association surgiu como um artigo de revista em 1929. Entre os seus criadores estavam psicólogos, antropólogos e administradores de empresas que se propuseram a estabelecer regras de estilo que codificassem a escrita científica para aumentar a facilidade de compreensão da leitura.

Atualmente, o estilo da APA define um padrão que é seguido nas revistas, livros e bases de dados eletrônicas da associação. É utilizado por estudantes e pesquisadores em educação, assistência social, enfermagem, negócios e outras ciências sociais e comportamentais. A sexta edição do manual da APA foi elaborada para contemplar as inovações tecnológicas baseadas na internet que mudaram o modo de conceituar, realizar e consumir pesquisa científica.

Fontes de consulta ao estilo APA:

O SISBI/UFU possui  em seu acervo exemplares do manual da APA original e traduzido. 

 

VANCOUVER

O estilo de Vancouver foi criado em 1978, na cidade de Vancouver, Canadá, por um grupo de editores científicos da área médica que estabeleceu requisitos uniformes para originais submetidos a periódicos biomédicos. Com a expansão do uso desses requisitos, o grupo passou a chamar-se Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journals Editors – ICMJE).

O estilo é baseado no padrão do Instituto Nacional de Padrões Americanos (National Standards Institute -ANSI), adaptado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (U.S. National Library of Medicine - NLM).  

Fontes de consulta ao estilo de Vancouver:

 

Serviços relacionados

Responsável