Serviço

Recebimento de comissão do MEC para avaliação de cursos

Serviço é destinado às Unidades Acadêmicas e às Unidades Especiais de Ensino
Portal SISBI
16/10/2016 - 22:19 - atualizado em 10/07/2019 - 16:19
Público-alvo: 
Professor / Técnico administrativo
Bibliotecas: 
Central Santa Mônica (MON) / Setorial Umuarama (UMU) / Setorial Educação Física (FIS) / Setorial Ituiutaba (PON) / Setorial Patos de Minas (PAT) / Setorial Monte Carmelo (MTC) / Setorial Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) / Setorial Glória (GLO)

O que é

  • Apresentação das instalações, serviços e produtos das  bibliotecas aos membros que compõem as comissões do MEC  para avaliação de cursos de graduação oferecidos pela UFU  com a finalidade de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, na modalidade presencial e à distância.
  • A avaliação é realizada por profissionais designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao MEC que tem a função de estudar, pesquisar e avaliar o Sistema Educacional Brasileiro a fim de subsidiar políticas públicas e produzir informações a respeito da área educacional do país.

Atendimento

  • O serviço é executado pelos bibliotecários de atendimento das bibliotecas e na medida do possível acompanhados por um bibliotecário da Divisão de Seleção e Aquisição.

Como funciona
A data da visita é repassada à biblioteca pela Diretoria de Ensino e Graduação (DIREN) da Pró-reitora de Graduação (PROGRAD).
Durante a visita são realizadas atividades como:

  • verificação das obras listadas nas fichas de disciplinas dos projetos pedagógicos (completa ou por amostragem);
  • explanação geral sobre a gestão e o funcionamento da biblioteca;
  • apresentação dos serviços e produtos e acompanhamento guiado às dependências da biblioteca pertencente ao campus onde o curso que está sendo avaliado é oferecido.

Assessoria aos coordenadores de curso

  • Assim que é definida a data de recebimento da Comissão para  a avaliação do curso, o coordenador entra em contato com a biblioteca para estabelecimento dos procedimentos necessários ao recebimento da visita, bem como identificação dos profissionais que irão acompanhar os avaliadores nas etapas de reconhecimento do espaço, dos recursos da biblioteca, da localização das obras específicas e correlatas referentes ao curso, entre outras.  

Avaliação das fichas de disciplinas dos projetos pedagógicos

Relatório de adequação do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Os instrumentos de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância (outubro 2017) determinam a elaboração de relatório pelo NDE de cada curso demonstrando a compatibilidade entre os títulos, números de exemplares e o total de vagas autorizadas do curso em todas as unidades curriculares.
Modelo de Relatório do NDE

____________
* quantidade de exemplares por biblioteca.
** recomendações a respeito dos documentos que devem constar na ficha e normalização das referências conforme NBR 6023 da ABNT, em vigor.
*** Sistema eletrônico de solicitação e acompanhamento  dos processos que regulam, avaliam e supervisionam a educação superior do Brasil instituído pela Portaria
     Normativa 40/2007.


Responsável