Serviço

Tecnologias assistivas

principais recursos para a acessibilidade
Portal SISBI
11/10/2016 - 15:46 - atualizado em 14/08/2019 - 08:50
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico administrativo / Comunidade externa
Bibliotecas: 
Central Santa Mônica (MON) / Setorial Umuarama (UMU)

Ampliador eletrônico

Propicia imagens claras de alta definição na palma da mão. A tela de 5 polegadas define pequenos detalhes, com possibilidade de ampliar os impressos até 14 vezes - livros, fotografias, jornais, bulas, etiquetas e mais. Além do braço articulado de 2 posições, o apoio de leitura vertical fica perfeitamente posicionado em cima do documento podendo ser arrastado para se fazer a leitura. Os botões de alto contraste torna fácil o ajuste da ampliação, modos de cor e máscaras e linhas de leitura.

Dosvox - Sistema computacional baseado na síntese de voz

Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), viabiliza o uso de computadores por deficientes visuais.
O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em português, sendo que esta pode ser configurada para outros idiomas.
Estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces. Possui um utilitário denominado Monitvox destinado a auxiliar o acesso às janelas do sistema Windows. Este utilitário tem capacidade de ler automaticamente a maior parte das informações usuais acessadas.  É capaz de exibir na forma de voz as informações que são apresentadas na tela com diversas possibilidades: ler em síntese de voz o objeto selecionado (ou falando tecnicamente, "em foco"); ler o objeto sobre o qual o mouse está passando; ler as informações completas sobre a janela do programa ativo. 

 Digitalizador e leitor com voz para PC

Converte documentos impressos em áudio usando reconhecimento óptico de caracteres (OCR) instalado no  PC. É possível escolher o sintetizador de voz, bem como: acesso direto nos botões do scanner a 5 funções rápidas: abrir documento, digitalizar e gravar, digitalizar e ler documento, copiar e imprimir e pausar leitura. Abre arquivos traduzidos para Braille, extensões BRF e BRL, que são automaticamente convertidos para leitura. Possui gestão e leitura de arquivos RTF, TXT, DOC, PDF, HTM, XML, OBX, ARK e DAISY. Possui ferramenta de ampliação: ampliação até 16x, cores de alto contraste, salienta o texto lido. Possui driver de áudio, editor de texto, recebe e envia fax, calculadora, etc.

 DSpeech - Conversor de texto para áudio

Programa conversor de texto para áudio, capaz de ler em voz alta o texto escrito e escolher as sentenças a serem proferidas com base  nas respostas vocais do usuário. Projetado especificamente para fornecer de forma rápida e diretamente as funções que são solicitados por este tipo de programa.
Permite selecionar rapidamente vozes  diferentes, e até  mesmo combiná-las, a fim de criar diálogos entre as diferentes vozes.
Possibilita alterar dinamicamente as características das vozes durante a reprodução (velocidade, volume e frequência), para inserir pausas, enfatizar palavras específicas, ou mesmo para explicá-las. É compatível com todos os  motores vocais (SAPI 4-5 compatíveis).  

Linha Braile para leitura direta dos livros 

Combina  tecnologia com Braille, teclado de resposta rápida, confortável no uso e layout de controle, conectividade USB e Bluetooth. Possui modo de estudo Braille (para ensinar Braille), superfície da linha Braille contínua, sem divisão entre as células, navegação no documento flexível com balanceadores de navegação programáveis por linha, sentença, parágrafo, ou por deslocamento de painel clássico.

 

Lupa eletrônica portátil

Equipamento que amplia textos e diminui as distorções, indicada para pessoas com deficiências visuais graves, e baixa acuidade.  
Modelo Iris_22, bateria recarregável com autonomia média de três horas.
Possui monitor LCD 7" de alto contraste, câmera colorida em mouse separado do monitor para faciliar o uso.  

Óculos para baixa visão 

Dispositivo de inteligência e visão artificial que permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo à informação disponível em tempo real e funciona totalmente offline. Reconhece textos, pessoas, produtos e código de barras, cédulas de dinheiro, cores, informa a data e a hora ao girar o pulso. Acoplado às hastes de de um óculos comum, beneficia pessoas com com déficit de leitura; deficiência visual, dislexia ou TDAH. 

 

Mouse com entrada para acionador Bigtrack  

Mouse com trackball de 7,6 cm, botões esquerdo e direito de grandes dimensões e recurso para arrastar e bloquear. Como exige menos controle motor preciso, os botões esquerdo e direito de grandes dimensões do mouse estão situados atrás do trackball para evitar cliques acidentais. Auxilia pessoas com dificuldades motoras

 

NVDA (NonVisual Desktop Access) - Leitor de tela

Programa leitor de tela livre, funcionando com o Microsoft Windows, permite a pessoas com deficiência visual utilizarem  computadores.
Faz a leitura do texto na tela em uma voz sintetizada.
Pode ser definido o que vai ser lido, movendo o cursor para a área relevante de texto com o mouse ou as setas do teclado. 
NVDA fornece acesso a redes sociais, permite fazer compras on-line, serviços bancários e notícias, pode também converter o texto em braille, com o uso dispositivo "display braille". 

 
 Scanner Bookreader
Scanner especial para deficientes visuais – digitaliza, reconhece o texto por OCR e cria arquivo de áudio e/ou faz a leitura do texto com voz natural.
 
tTeclado com letra expansiva  
Teclado preto, com teclas amarelas e letras pretas de elevado contraste visual. Possui teclas ampliadas para facilitar a visualização da pessoa com baixa visão. Possui aumento das letras em 5x em relação ao teclado normal.
 
 
 Winamp - Reprodutor de mídia
Reprodutor de mídia para PCs baseados em Windows e aparelhos com Android, desenvolvido pela Nullsoft Inc. que atualmente pertence à empresa belga Radionamy. A primeira versão foi lançada em 1997, por Justin Frankel.
O Winamp lê arquivos/ficheiros em vários formatos de áudio e vídeo como MPEG, MP3, MID, MOD, WAV, VOC, OGG, AIF, WMA, FLV entre muitos outros, adicionando plugins.
Permite também, a criação de listas de músicas, e através do equalizador pode-se criar definições personalizadas para cada tipo de música que se deseja executar.
Integra um pequeno navegador, em que  se pode acessar informações sobre a música que está sendo ouvida,ou diversos outros recursos online.

Responsável