Serviço

Série Biblios

Maria Clara Nunes
20/05/2021 - 18:00 - atualizado em 08/07/2021 - 13:17
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico administrativo / Comunidade externa
Bibliotecas: 
Central Santa Mônica (MON) / Setorial Umuarama (UMU) / Setorial Educação Física (FIS) / Setorial Escola de Educação Básica (ESB) / Setorial Ituiutaba (PON) / Setorial Patos de Minas (PAT) / Setorial Monte Carmelo (MTC) / Setorial Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) / Setorial Glória (GLO)

O que é

O projeto “Seriado informativo BIBLIOS”, desenvolvido pela equipe de divulgação do Sistema de Bibliotecas (Sisbi) UFU, objetiva informar – de maneira alternativa, inusitada e irreverente – os usuários diretos do Sisbi/UFU e demais interessados das possibilidades e formas de atuação das bibliotecas UFU para estudo, pesquisa e elaboração de trabalhos acadêmicos. O seriado cria um ambiente acessível a qualquer momento e de forma independente, tendo em vista seu caráter episódico e on-line; amplia o público-alvo, pois pode ser acompanhado por toda a comunidade de seguidores nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook) do Sisbi/UFU. É propósito do grupo desenvolver uma temporada para cada tipo de treinamento ministrado nas bibliotecas UFU. A primeira temporada contempla a visita orientada e é composta de episódios referentes às normas, aos serviços e aos produtos do Sisbi/UFU.

 

1ª temporada: Empolgante, irreverente, de roer as unhas

Na primeira temporada, fizemos uma visita orientada pelas unidades que compõem o Sisbi/UFU. Apresentamos a estrutura física, os setores e os serviços disponibilizados, bem como as regras de uso do acervo e do espaço físico das bibliotecas.

​​

2ª temporada: Pinceladas na pesquisa

Na segunda temporada, apresentamos as fontes de informação adequadas para a pesquisa acadêmica, as bases de dados. Oferecemos conceitos e orientações práticas para que sua pesquisa acesse/alcance o que há de melhor e mais atualizado na produção científica nacional e internacional.

 

3ª temporada: NormalizAÇÃO

Na terceira temporada, tratamos de normalização de trabalhos acadêmicos. A produção acadêmica deve seguir não somente um rigoroso método de pesquisa e redação, mas também precisa se adaptar a padrões de apresentação e referenciação das fontes consultadas, de modo que o público leitor de sua pesquisa possa identificar facilmente, por exemplo, a metodologia utilizada e os autores citados em seu documento.