Acontece

BIBLIOS - Episódio 13: Citavi

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Maria Clara Nunes
18/12/2020 - 16:03 - atualizado em 08/07/2021 - 13:36

Concorrente de peso entre os principais gerenciadores bibliográficos disponíveis no mercado, o suíço Citavi (flexão de um verbo latino que, em português, pode ser traduzido por “eu citei”) é uma ferramenta robusta com aplicações que vão além da simples gestão de bibliografia.

O aplicativo para desktop opera em três interfaces: gestão de títulos (a principal), organização de conhecimento e planejador de tarefas.

Na gestão de títulos, você encontra todas as funcionalidades para criar e editar referências. Na organização de conhecimento, você gerencia o conteúdo de seus fichamentos; e no planejador de tarefas, as atividades pendentes e concluídas de cada título.

São mais de 30 templates predefinidos para cobrir um amplo leque de documentos. Os campos dos formulários contam com explicação e exemplo de preenchimento (aliás, os textos de ajuda estão presentes em todas as funcionalidades do aplicativo, orientando e dando autonomia ao usuário). Você pode preencher os dados bibliográficos manualmente ou utilizar os vários métodos de importação de dados: pesquisa por identificadores (DOI, ISBN, PubMed ID), pesquisa em bases de dados, Citavi Picker (extensão para navegadores), arquivos RIS, metadados de PDF, bibliografia tabulada ou formatada. E na hora de registrar uma referência, Citavi traz uma importante inovação ainda não encontrada em nenhum outro gerenciador: campo Subtítulo separado do campo Título –  separação crucial quando se usa o estilo de citação ABNT.

Você ainda pode carregar o texto em PDF de seus documentos e lê-los dentro da ferramenta. Você encontra funcionalidades para destacar trechos, selecionar partes do documento e montar um banco de citações (fichamento) e ainda fazer anotações sobre/em partes específicas do documento. E mais do que isso: você ainda recupera tudo isso lá no seu editor de texto: além de fazer as citações e gerenciar sua bibliografia, Citavi também importa para o seu trabalho acadêmico seus fichamentos – outra inovação desse suíço robusto.

Ademais, você encontra uma série de recursos administrativos, para, por exemplo, gerir tarefas que precisam de atenção em sua pesquisa, editar os estilos de citação, padronizar títulos de editoras e periódicos, localizar texto completo e visualizar seus dados em tabela, além de um cronômetro para aplicar a técnica pomodoro de gestão de tempo e atenção. E o melhor: tudo disponível, mesmo na versão gratuita do aplicativo. O único impasse é o número de referências, limitado a 100 por projeto. Quantos projetos você pode criar? Quantos você quiser, ou seja, a versão gratuita pode atender a seus trabalhos acadêmicos com tranquilidade.

Liberada recentemente, a versão web de Citavi permite que você manipule os dados bibliográficos de projetos em nuvem em diferentes computadores – basta fazer login em https://citaviweb2.citavi.com/start. A versão web ainda está em fase de teste mas já é possível salvar seus projetos em nuvem para abri-los em outros computadores e ainda compartilhá-los facilmente com outros usuários.

Para saber mais sobre o uso do Citavi, agende um treinamento remoto ou acesse o treinamento virtual, que contém o tutorial de uso desse gerenciador de referências, em nossa página de treinamentos (https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/treinamentos).

  PRÓS   CONTRA
 Interface em português  Limite de 100 referências por projeto na versão gratuita   
 Funcionalidades para fichamento  Sem suporte a usuários da versão gratuita 
 Ferramenta mais bem adaptada para ABNT    Sem integração com LibreOffice

 

Este gerenciador não está mais disponível gratuitamente e o Sistema de Bibliotecas UFU não possui assinatura. Em 08/07/2021.

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →