Coleção Especial

Coleção Especial Dr. Jacy de Assis

Biblioteca Central Santa Mônica - térreo
Portal SISBI
04/10/2016 - 13:53 - atualizado em 21/12/2018 - 11:39
Coleção Jacy de Assis
Biblioteca: 
Central Santa Mônica (MON)
Formato: 
Folheto / Livro / Periódico

Jacy de Assis (1901-1995)

Biografia

Jacy de Assis nasceu em Muzambinho – MG, no dia 18 de fevereiro de 1901 e faleceu no dia 7 de setembro de 1995.

Casou-se com Irondina Irene de Siqueira em 1º de março de 1924 que alterou seu nome para Irondina de Siqueira Assis. Do casamento, tiveram quatro filhos: Wanda, José Eduardo, Eunice e Leida. Pautou a educação da família na obediência e respeito pelos valores éticos, morais e religiosos.

Foi advogado, escritor, professor catedrático de Direito Processual Civil, doutor em direito, brilhante jurista brasileiro, membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, autor de diversas obras de cunho jurídico e literário e detentor de inúmeras homenagens.

Ingressou na política brasileira, onde ocupou diversos cargos: foi vereador em Buriti Alegre (1930), Constituinte Estadual (1935), Deputado Estadual (1935-1937), Procurador Geral do Estado de Goiás (1967-1971). Em 1934 filiou-se ao Partido Libertador de Goiás, foi um dos principais opositores a Pedro Ludovico (Um dos líderes da Revolução de 1930, em Goiás, interventor federal no estado (1930-1933) e governador de 1935 a 1937, foi responsável direto pela mudança da capital de Goiás para Goiânia), e à mudança da Capital Goiana na Assembléia Legislativa. Em junho de 1937 dado o clima de perseguição política, licenciou-se da Assembléia e passou a residir em Uberlândia-MG, onde estabeleceu definitivamente sua carreira jurídica e fundou a Faculdade de Direito, que foi reconhecida em 1963. Posteriormente, contribuiu para a criação da Universidade Federal de Uberlândia, para quem Jacy de Assis doou parte de seu patrimônio pessoal.

Sua carreira como processualista é notável. Coordenou juntamente com outros professores de sua escola de Direito, o "Digesto de Processo".

Integrou-se ainda à conhecida e renomada "Escola de Processo do Triângulo Mineiro" juntamente com Edson Prata, Ronaldo Cunha Campos, Ernane Fidelis e Humberto Theodoro Júnior.

Com o advento do novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 1974, participou de um grupo de advogados, juízes e professores de Uberaba e Uberlândia que se uniu para estudar em conjunto o novo estatuto processual brasileiro, reunindo-se ora numa cidade, ora na outra. Assim que o novo código entrou em vigor, os integrantes do grupo receberam vários convites de diversas partes do País para proferirem conferências, palestras, etc.

Influenciou outros familiares a ingressar na carreira jurídica como as professoras Ruth (sua irmã) e sua sobrinha Heloisa de Paiva Assis, professora de Direito Internacional da UFU e diretora por vários anos dessa faculdade.

Publicou ainda diversas obras jurídicas e foi Doutor Honoris causa por diversas universidades da América Latina.

Era proprietário de notável acervo jurídico, que hoje se encontra na Sala Jacy de Assis da Biblioteca do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

Atualmente empresta seu nome à Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" da Universidade Federal de Uberlândia, uma das cinco melhores faculdades de direito de Minas Gerais.

Coleção

A “Coleção Especial Jacy de Assis”, tem como base de acervo; livros, periódicos e folhetos nas áreas jurídica e literária, com ênfase na área jurídica.

Histórico

A biblioteca pessoal de Jacy de Assis, começou a ser formada pelo seu pai, José de Assis, que frequentemente viajava ao porto de Santos para adquirir as novidades que vinham da Europa. Ao herdar a coleção iniciada pelo pai, Jacy deu continuidade a sua formação, que chegaram a 26 mil exemplares.

No ano de 1991, parte da coleção foi doada ao Sistema de Bibliotecas da UFU, não foi disponibilizada ao público imediatamente, devido ao seu estado de conservação, a falta de espaço e de recursos humanos. O acervo doado à biblioteca possui 7.620 exemplares de livros e periódicos.

Condições de Uso

O acesso à coleção é restrito, devido à sua especificidade e fragilidade. Todo material está disponível para consulta local, não podendo sair e nem ser fotocopiado, exceto com prévia avaliação e autorização do servidor de Multimeios.

Pesquisa

Para localização das obras dessa Coleção existem listagens alfabéticas por autor, para os livros; e por título, para os periódicos. O número de localização encontra-se no campo “registro”. Visando à preservação de sua originalidade, foi mantida a ordem numérica da biblioteca pessoal do Dr. Jacy de Assis.

Ao clicar no botão OK com a caixa vazia, a lista completa será exibida.