Central de conteúdos

Repositório Institucional UFU

Ducere
Portal SISBI
27/10/2016 - 02:02 - atualizado em 22/01/2019 - 10:55

Apresentação RI UFU

A Biblioteca Digital da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), criada pela Portaria R nº 1225, de 9/11/2004, passou a se chamar Ducere: Repositório Institucional da UFU a partir da publicação da Portaria R nº 989 de 19 se Setembro de 2016, que estabelece a Política de Informação do Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (RI UFU). Seu principal objetivo é armazenar, preservar e disseminar a memória institucional, contribuir com a legislação de acesso aberto a informação e proporcionar maior visibilidade às produções científicas, técnicas, culturais, artísticas, administrativas e tecnológicas da Universidade.

Ducere é um nome próprio atribuído ao Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia, pelo Comitê Gestor do RI UFU1 , termo originário do latim que significa conduzir e guiar. Como o RI UFU tem a missão de reunir toda produção científica e cultural da universidade em um único ambiente virtual, buscou-se a origem da palavra “produzir”, que em latim é composta pelo prefixo pro (à frente) e pelo termo ducere (guiar, conduzir, liderar). Uma comunidade universitária que produz segue adiante. Neste contexto o Repositório Institucional da UFU, por meio de seu conteúdo, promove maior visibilidade aos resultados de pesquisa, contribuindo para que a universidade cumpra sua missão de melhorar “a qualidade de vida, a difusão dos valores éticos e democráticos, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável”.

Os documentos que integram as coleções podem conter texto, áudio, vídeo e imagem. Dentre as diversas produções disponibilizadas pelo RI UFU, destacam-se as teses e dissertações produzidas/defendidas na universidade, possibilitando aos autores e orientadores o compartilhamento da produção intelectual, a identificação e estabelecimento de vínculos entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais; contribuindo para preservar os originais e coibir o plágio por meio da difusão de resultados de pesquisa.

A implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, atual RI UFU, iniciou-se a partir da publicação da Portaria PROPP nº 0002, de 15 de setembro de 2005, que trata da obrigatoriedade do depósito das dissertações e teses, em formato digital. A inclusão das produções defendidas nos anos anteriores à data da portaria no RI UFU tem sido realizada gradativamente, por meio de digitalização das versões impressas pelos colaboradores do SISBI/UFU.

Informações bibliográficas das teses e dissertações defendidas na UFU também podem ser recuperadas no catálogo online do SISBI/UFU.

 

1Composto por bibliotecários da Coordenação de Informatização, Coordenação de Atendimento ao Usuário, Divisão de Recursos Contínuos, Divisão de Referência da Biblioteca Central Santa Mônica.

 

Telefone: (34) 3239-4259